As origens do Ballet Clássico estão no Período Renascentista.
O primeiro Ballet de Corte foi apresentado no casamento do Duque de Milão com Isabel de Argon, no ano de 1489, e os pares apresentaram-se graciosamente com pequenos e delicados passos dificultados pelo vestuário pesado e ornamentado da epóca.
Em 1533, Henrique II, futuro rei de França, casou-se com a aristocrata italiana, Catarina de Médicis e foi assim que o baletto da corte italiana desembarcou na corte francesa. Artistas italianos especializados vieram para compor a festa e apresentaram luxuosos espectáculos que tinham cenários, artistas, coreografias e direção artística dando ao casamento, uma organização teatral.
Em 1581, a própria Catarina de Médicis produziu na França com direção artística de Baldassarino de Belgiojoso o ballet de corte, Ballet Comique de la Reine. Apresentado em 15 de Outubro de 1581 no grande salão do Louvre, o bailado tinha como tema a Mitologia e baseava-se em Circe, uma feiticeira com poderes mágicos. A dança alternava-se com o verso e com a música e a estrutura de desenhos geométricos era seguida tendo a platéia a assistir ao espetáculo de um plano superior. O ballet teve duração de cinco horas e foi interpretado pelos nobres da corte e pela própria Rainha e damas de companhia.
Históricamente, Belgiojoso e seu bailado Ballet Comique de la Reine é reconhecido como o primeiro coreógrafo de Ballet e primeiro bailado com estrutura artística devido ter havido um trabalho de composição de dança e canto com dramatização.
Houveram antes deste outros bailados e organizadores mas a história para precisar qualquer acontecimento necessita de um ponto fixo no tempo e esta festa em especial para celebrar o casamento da irmã de Catarina de Médicis e devido a sua influência foi considerada ponto de partida para o desenvolvimento do ballet.


sexta-feira, 19 de junho de 2009
Gráficos ponto cruz bailarinas
Postado por Daniéli Busanello às 10:07
Marcadores: Bailarinas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário